Classificar e Conservar



CLASSIFICAÇÃO DAS LATINHAS

Nem todas as latas são guardadas em bom estado em particular as mais antigas. Algumas poderão ter amassados, ferrugem, riscos ou cores desbotadas. Para medir o nível de estragos de uma lata, existe uma escala que é usada principalmente durante uma troca ou venda/compra (é claro que o estado de uma lata afeta o seu preço).
Não existe uma escala oficial mas a maioria dos colecionadores usam estes parâmetros:

"M" (Mint) - uma lata perfeita sem defeitos (ou com defeitos invisíveis)
"1+" (um mais) - quase perfeita, com pequenos defeitos - devido ao armazenamento, transporte, etc. - que só podem ser visíveis numa observação de perto
"1" (um) - similar à 1+ (um mais) mas com a diferença que os defeitos são mais visíveis, mas ainda considerada uma boa lata
"1-" (um menos) - uns pequenos pormenores ou letras pequenas podem estar danificadas; pequenos amassados podem ser mais visíveis e até estragar a zona da marca; focos de ferrugem podem aparecer em mais do que um local na lata
"2" (dois) : uma lata em muito más condições. Ainda serve para colecionar caso seja rara ou muito antiga. Os amassados ou ferrugem são visíveis à distância.
    
O valor mais baixo da classificação é usado nas latas em más condições, mas é claro que esses exemplares deverão ser guardados se forem raros ou muito velhos. Caso se trate de uma lata recente, é melhor esperar por um exemplar em melhor estado.
Existem vários métodos para melhorar o aspecto de uma lata, em muitos casos, melhorar a sua classificação.

REPARAÇÃO DAS LATINHAS

GRANDES AMASSADOS


Os primeiros cuidados a fazer num grande amassado é tentar empurrar a zona afetada para fora. Nas latas de alumínio é o suficiente para reduzir o amassado. Ajuda também pressionando as quinas. Esta ação, só deve ser feita se o amassado for superficial, caso contrário, poderá danificar ainda mais a lata (existem quinas e amassados difíceis de reduzir e quase impossíveis de desaparecerem por completo). Os amassados nas latas de ferro (chapas de ferro, flandres ou aço) são muito difíceis de empurrar.
Amassados profundos estragam uma lata. A classificação deverá ser superior a 1- (um menos)
Depois de se empurrar, num primeiro tratamento, restam uns pequenos traços (classificação entre 1 (um) e 1+ (um mais)
Com um pouco mais de trabalho, as latas podem ficar quase como novas, classificação entre M (mint) e 1+(um mais)

AMASSADOS LIGEIROS


Apesar de muitas sugestões, o melhor tratamento é usar um pedaço fino de madeira (mas suficientemente forte) e longo com uma zona suave na ponta (o melhor exemplo é o formato de uma pequena colher). Uma vez dentro da lata, a madeira terá de empurrar suavemente o amassado para fora até este desaparecer ou ficar quase imperceptível.
É bom lembrar que para se obter os melhores resultados é preciso prática. Por isso, é melhor treinar com uma lata que não faça parte da coleção.
Esta técnica pode realmente dar bons resultados. Outras técnicas tal como encher a lata de água e congelar ou usar ar para empurrar a parte amassada ou ainda usar um objeto pontiagudo para empurrar, podem danificar ainda mais a lata.

ARRANHÕES OU RISCOS

Os arranhões ou riscos podem ser escondidos com um pouco de tinta. Para algumas cores é fácil encontrar o tom igual, para outras muito difícil (o caso dos brancos) e outras mesmo completamente impossível, tais como: cores metálicas, prata, ouro, etc.).
É bom lembrar que a lata deve ter um tratamento ligeiro para melhorar o aspecto mas não reparada em profundidade. Quando for trocar latas reparadas ou tratadas convém avisar que estas foram restauradas.

Antes (em cima) e depois do tratamento (em baixo)

OXIDAÇÃO


NAS LATAS DE FERRO OU AÇO - Nas latas de ferro ou aço a ferrugem é provavelmente o problema mais difícil de resolver. Pode arruinar a pintura e pode estragar o metal (tanto por fora como por dentro). Nas latas de ferro ou aço o tratamento é freqüentemente impossível porque a ferrugem por vezes atinge a lata pela pintura e não é conveniente remover a pintura para fazer o tratamento. Pequenos focos podem ser disfarçados quando a ferrugem ainda não destruiu as cores.
As latas "extrudadas" mais antigas formam por vezes manchas marrons (o que se torna desagradável em latas de fundos claros), que podem ainda ser tratadas se a fina camada de tinta ainda não tiver sido atacada ou então que não se tenha desenvolvido ferrugem debaixo da tinta. Neste caso, deve-se ter o máximo cuidado para preservar a lata, pois com facilidade a tinta pode sair ou a lata pode ficar gravemente danificada com um mau tratamento. Nestes casos, convém ter uma certa prática antes de mexer numa lata para tratamento.
Para os casos de problemas de oxidação de mais intensidade é usado, para remover e estancar o problema em latas de ferro, o processo de imersão (com tempo controlado) das latas em banhos de água com produtos químicos que convertem a ferrugem em óxido estável. Após a retirada do banho, lavagem com água pura e a perfeita secagem das mesmas, é aplicada uma camada de cera protetora e em alguns casos mais graves é feita uma aplicação de uma resina acrílica transparente.
Devemos ter muito cuidado com o produto que vamos usar, devendo-se verificar de forma prática (testar o produto várias vezes em um mesma lata cobaia), para analisar os resultados e eventuais efeitos colaterais. Isto é muito importante principalmente quanto ao uso de ceras para automóveis pois a grande maioria das ceras automotivas cremosas ou em pasta são polidoras, contém quantidades (umas mais, outras menos), de produtos com características micro-abrasivas destinados a remover partículas "queimadas" pelos raios UV da pintura dos automóveis, para os automóveis não trazem problemas, pois os mesmos possuem uma camada de tinta de alta qualidade e muitíssimas vezes mais espessas do que a camada aplicada em uma lata de cerveja, que tem na concepção do projeto de pintura da lata outros parâmetros, ou seja a pintura deve atender somente o aspecto visual, devendo ter a menor camada possível ($), uma vez que a sua vida útil está diretamente vinculada ao prazo de validade do produto que ela contém (seis meses).
Existem várias substâncias que podem ser usadas para retirar a ferrugem:
SUCO NATURAL DE LIMÃO: fácil de obter e inofensivo, tem um efeito suave (exceto em zonas de grande ferrugem) e deve ser usado concentrado para que o resultado seja mais eficaz. A melhor coisa a fazer é aquecer ligeiramente o suco e deixar a lata mergulhada durante alguns minutos. Depois, limpa-se com cuidado usando um lenço de papel e verifica-se se houve alguma alteração: se a ferrugem ainda se mantiver, volta-se a mergulhar por mais um tempo. Quando as manchas de ferrugem ficarem mais suaves, lava-se a lata com água abundante e seca-se muito bem (caso contrário a ferrugem voltará).
ÁCIDO OXÁLICO (poderá ser difícil de obter): vem em forma de um pó branco que pode ser diluído em água (cerca de uma colher para um litro de água). É preciso ter cuidado para não inalar os gases pois são tóxicos! Deixa-se a lata no líquido tal como foi explicado com o suco de limão, mas é bom lembrar que este tratamento é muito mais forte.
SEMORIN: No Brasil, há um produto utilizado para tirar manchas de ferrugem de roupas que pode ser encontrado na maioria dos supermercados.
Utilizando o "SEMORIN", deve-se fazer primeiramente uma boa limpeza na lata para retirar o excesso de ferrugem, sujeiras e marcas de oleosidade. Utilize para isto uma dessas buchas feitas de fibra de côco usadas para lavar roupa e sabão neutro. Não esfregue com força, pois pode riscar a lata. Terminada a lavagem, enxague bem, seque com uma malha e prepare a seguinte fórmula: Numa vasilha plástica coloque água suficiente para cobrir a lata inteira, ponha a lata e adicione algumas gotas de "Semorin", a quantidade de gotas varia muito, e não há uma receita fixa. É melhor começar com umas oito gotas e ir aumentando se não surtir efeito. Deixa-se a lata nessa mistura por umas 4 horas, e caso não saia totalmente a ferrugem, aumente algumas gotas e deixe por mais tempo. Após o banho lave suavemente com água em abundância, mas é importante não esfregar com força para não tirar a tinta, que deve ficar um pouco fraca até a secagem total. O ácido retira totalmente a ferrugem, porém se a pintura já estiver danificada, a lata não terá recuperação. Após é bom aplicar na lata uma camada de cera para automóveis e depois dê uma 'borrifada" com anti-ferrugem por toda a lata, principalmente por dentro. Mais ou menos após 1 hora, limpe o excesso com uma flanela seca (não tire totalmente o antiferrugem, só o excesso).
ÁCIDO CÍTRICO: este ácido pode ser encontrado em vários produtos que retiram ferrugem. Como se trata de um ácido muito forte (por isso é bom ter cuidado de modo a evitar qualquer contato com os olhos e pele e evitar a inalação), deverá ser usado em locais únicos com ferrugem.
Colocar uma ou duas gotas sobre a zona, esperar uns segundos e limpar com um lenço de papel: em muitos casos o castanho da ferrugem desaparecerá rapidamente. Repetir o tratamento caso seja necessário, mas tendo o cuidado de não abusar do ácido de modo que a tinta fique danificada.

NAS LATAS DE ALUMíNIO - Nas latas de alumínio, identifica-se que as mesma estão sofrendo processo de oxidação, quando parecem pontos (rugosos) que liberam um pó branco (óxido de alumínio), a partir daí a degeneração da lata é muito rápida e é impossível ser restaurada, para evitar é necessário a aplicação da cera enquanto a lata ainda está intacta.

Métodos de conservação usados por colecionadores brasileiros

Carlos Gurgel - Eu tenho usado um polidor especial para carro que comprei nos USA mas já me disseram que tem no WallMart chamado NU Finish. Ele é fantástico. As latas de ferro normalmente tenho guardadas com esse polidor e fora da luz solar. Tenho um armário com painéis deslizantes e as mais difíceis ficam nas fileiras do fundo e não pegam luz no diario. Já vi algumas pessoas pintando com verniz transparente mas as latas ficam péssimas.

Ronaldo Lague - Há cerca de 8 anos estou usando (com sucesso) para proteger as minhas de latas ferro (chapas e extrudadas) e as de alumínio uma cera protetora em spray, produzida pela 3M, produto bem líquido e transparente (semelhante ao Jimo silicone).

Gustavo Rette Pareja - Eu conheço alguns métodos de conservação de latas de ferro. Mas um deles, que uso em minhas latas, é o que posso recomendar por experiência: o uso de papel Film (aquele usado na cozinha) para envolver as latas. Para você ter uma idéia, moro à beira-mar e não poderia existir nada pior para uma lata de ferro do que a maresia. No entanto, minhas latas permanecem intactas com o uso do Papel-Film, que é muito barato por sinal.

CUIDADOS

Será que as latas necessitam de algum cuidado, de algum tratamento especial? Não, mas devemos ter em atenção alguns pormenores tais como:
Sempre que obtiver uma nova lata para a sua coleção é melhor lavá-la antes de a colocar juntos das outras em exposição: serve para retirar restos do liquido e/ou de outro tipo de sujidades (por vezes responsáveis pelo aparecimento de ferrugem), e para melhorar o seu aspecto.
Usar um sabão ou detergente neutro e um pano suave: nada de esfregar, pois pode danificar a pintura da lata. Lavar bem com água e secar muito bem todas as zonas (principalmente nas latas com maior quantidade de ferro) e até mesmo deixar secar num tipo de aquecedor.
Não é necessário lavar o interior da lata mas não deverá restar nenhum líquido.
Algumas etiquetas autocolantes com o preço ou outro tipo de informação podem não sair com a lavagem. Neste caso, tentar retirar com um pano suave ou um lenço de papel. Uma boa solução é encher a lata com água morna, normalmente a cola amolece e a etiqueta poderá ser retirada. Se a etiqueta não sair pode-se usar algumas substâncias tendo em atenção não danificar a pintura, mas esta solução deverá ser aplicada com cuidado.
É sempre aconselhável que experimente numa lata que não seja de coleção ou numa zona menos visível da lata com a etiqueta que se quer remover.
Colocar uma gota ou duas de uma dessas substâncias de limpeza num lenço de papel: deverá ficar úmido e não molhado. Depois, passe com o lenço na zona a limpar com movimentos rápidos mas suaves. Se as cores da pintura não se alterarem, prosseguir até retirar toda a etiqueta.
Uma vez limpa a lata, poderá verificar se esta necessita de algum tratamento adicional. (ler o inicio desta página).
Depois de tudo isto, a lata já não necessita de mais cuidados.

Mas é bom lembrar:
Que não se deve colocar as latas onde bata sol (isto é, junto a janelas, estufas, etc.) pois as cores da lata perderão a cor gradualmente.
Que as latas não devem estar perto de lâmpadas: a exposição constante a lâmpadas de 40 a 60 watts a menos de 30 cm causa o desaparecimento da pintura tal como a exposição ao sol.
Que as latas não devem ficar guardadas em locais úmidos (isto é, locais onde tenha vapor d'água, paredes com infiltrações, junto de banheiros ou chuveiros, etc.) ou em barracões abertos ou telheiros porque a ferrugem poderá aparecer nas latas com maior percentagem de ferro.
Que as latas com maior percentagem de ferro não deverão ser manuseadas com muita freqüência porque isso pode causar pequenas concentrações de umidade que irão originar pequenas zonas de ferrugem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário