TIPOS DE LATINHAS
As latas pertencem a duas categorias principais: latas de três partes, também conhecidas no exterior como "steel" (aço) e no Brasil como: de flandres ou de ferro e latas de duas partes
LATAS DE TRÊS PARTES
(steel, aço, flandres, ferro)
Estas latas são feitas de 3 partes separadas: a tampa, o corpo (o metal de forma cilíndrica) e o fundo.
As latas de três partes tem costura (solda), abaixo alguns exemplos:
Apesar do nome "steel" (aço), são feitas de uma liga metálica que contém uma grande porcentagem de ferro (flandres).
Os dois aspectos positivos destas latas são a sua resistência e a facilidade da decoração (impressão na lata que é feita antes do enrolamento, possibilitando uma melhor qualidade na impressão). Os dois aspectos negativos encontram-se na ferrugem (que facil e rapidamente se desenvolve nestas latas, especialmente em riscos, antigas manchas de cerveja e umidade acumulada) e de um ponto de vista comercial o seu peso.
As latas de ferro podem ainda ser divididas em duas subcategorias:
Lata de lados retos - onde os lados são ligados diretamente da tampa para o fundo
A lata de lados retos foi o primeiro tipo de lata, mas já não se fabrica.
Na Europa, desapareceram durante os anos 70 (com exceção dos países escandinavos e no pacífico, onde ainda as usaram durante mais alguns anos), com o aparecimento do tipo afunilado.
Esta lata foi produzida na América do Norte por mais uma década em conjunto com as latas frisadas e latas de duas peças até perto dos anos 80.
Na América do Sul ainda duraram ainda mais, até ao final dos anos 80 (em alguns países como o Peru durou até ao início dos anos 90).
Lata Frisada - mais recente, que tem um ligeiro afunilamento perto da tampa e do fundo
As latas frisadas foram introduzidas durante os anos 70 e não são produzidas atualmente salvo algumas raras exceções.
Na Europa e no Pacifico duraram por mais uns 15 anos antes de serem substituídas por latas mais leves; esta substituição ocorreu no final dos anos 70 e prolongou-se pelos anos 80 quando por esta altura já não eram usadas na Europa com exceção das latas de grandes tamanhos (1 litro, 5 litros).
Na América do Norte este tipo de lata nunca se tornou muito comum porque por volta de 1975 a lata de duas peças entrava com força no mercado enquanto a velha lata de lados retos teimava em continuar.
Na América do Sul foram muito pouco usadas usadas (somente na Venezuela).
Um tipo muito particular de latas de três peças foi produzida nos anos 30 e durou até aos anos 50 (daí que não seja familiar para quem se iniciou na aventura de coleção de latas há pouco tempo): a lata de topo em cone (cone top).
Estas latas são muito semelhantes às latas de lados retos, exceto no topo: em vez de ser raso, tem um formato coniforme. Dependendo da altura do topo, podem ser descritos como topo alto ou topo baixo. Na figura acima um exemplo de um topo alto.
Estas latas fecham com uma tampinha metálica (chapinha) o que ainda ajuda na semelhança com um garrafa.
As latas de três partes tem costura (solda), abaixo alguns exemplos:
Os dois aspectos positivos destas latas são a sua resistência e a facilidade da decoração (impressão na lata que é feita antes do enrolamento, possibilitando uma melhor qualidade na impressão). Os dois aspectos negativos encontram-se na ferrugem (que facil e rapidamente se desenvolve nestas latas, especialmente em riscos, antigas manchas de cerveja e umidade acumulada) e de um ponto de vista comercial o seu peso.
As latas de ferro podem ainda ser divididas em duas subcategorias:
Lata de lados retos - onde os lados são ligados diretamente da tampa para o fundo
Na Europa, desapareceram durante os anos 70 (com exceção dos países escandinavos e no pacífico, onde ainda as usaram durante mais alguns anos), com o aparecimento do tipo afunilado.
Esta lata foi produzida na América do Norte por mais uma década em conjunto com as latas frisadas e latas de duas peças até perto dos anos 80.
Na América do Sul ainda duraram ainda mais, até ao final dos anos 80 (em alguns países como o Peru durou até ao início dos anos 90).
Lata Frisada - mais recente, que tem um ligeiro afunilamento perto da tampa e do fundo
Na Europa e no Pacifico duraram por mais uns 15 anos antes de serem substituídas por latas mais leves; esta substituição ocorreu no final dos anos 70 e prolongou-se pelos anos 80 quando por esta altura já não eram usadas na Europa com exceção das latas de grandes tamanhos (1 litro, 5 litros).
Na América do Norte este tipo de lata nunca se tornou muito comum porque por volta de 1975 a lata de duas peças entrava com força no mercado enquanto a velha lata de lados retos teimava em continuar.
Na América do Sul foram muito pouco usadas usadas (somente na Venezuela).
Um tipo muito particular de latas de três peças foi produzida nos anos 30 e durou até aos anos 50 (daí que não seja familiar para quem se iniciou na aventura de coleção de latas há pouco tempo): a lata de topo em cone (cone top).
Estas latas fecham com uma tampinha metálica (chapinha) o que ainda ajuda na semelhança com um garrafa.
LATAS DE DUAS PARTES
Estas latas são feitas de duas partes separadas: a tampa e o corpo moldado (a parte não pintada da base faz parte do corpo).
As latas de duas peças não têm costura (solda).
São usados dois materiais diferentes (mesmo que a forma seja exatamente a mesma): aço (uma liga barata que contém ferro) e alumínio.
São ambas muito leves (e mais baratas que as latas de três partes) mas machucam-se com facilidade. Latas de aço, também, desenvolvem ferrugem devido à liga que contém ferro.
A impressão não é tão boa quanto as latas de três partes porque o processo de impressão é feito após a criação da forma e o número de cores utilizada é mais limitado.
Só num processo de impressão mais recente conhecido por "reprotherm" usado por alguns fabricantes é que deu melhores resultados, com cores mais realistas e cuidado com o pormenor.
Latas de alumínio e de aço têm diferentes características:
Peso: as de alumínio são ligeiramente mais leves
Aparência (o aspecto da zona não pintada, a base): as de aço ou é neutro/cinza ou espelhado, enquanto as de alumínio um acabamento metálico claro.
Se tiver dúvidas para diferençar os materiais, pode testar com um ímã: as latas de aço agarram-se ao ímã (devido à liga com ferro) e as de alumínio não.
As primeiras latas de alumínio foram criadas durante a década de 50 (nos EUA) ou no início dos anos 60 (na Europa), mas essencialmente como um teste de mercado.
Ambas as latas de duas peças tornaram-se mais comuns durante a última metade da década de 70 nos EUA e no Japão, e mais tarde noutros países. Atualmente é o único tipo de lata usada (com exceção das latas de 1 litro e dos barris de 5 litros, ainda feitos com 3 partes).
Finalmente, alguns anos atrás, a Companhia Nacional de Latas Americanas introduziu a lata facetada em 32 lados, e alguns fabricantes Americanos e Mexicanos passaram a usá-la.
Um tipo semelhante é a chamada lata "Crowntainer", em coroa.
A principal diferença entre este tipo e o anterior é que a lata "crowntainer" têm apenas duas partes: o cone e o corpo (que são feitos de uma única peça) e o fundo. Este tipo nada tem a ver com o tipo mais moderno, a lata de duas peças (em que o corpo e o fundo formam uma peça e a tampa outra).
As latas de duas peças não têm costura (solda).
São ambas muito leves (e mais baratas que as latas de três partes) mas machucam-se com facilidade. Latas de aço, também, desenvolvem ferrugem devido à liga que contém ferro.
A impressão não é tão boa quanto as latas de três partes porque o processo de impressão é feito após a criação da forma e o número de cores utilizada é mais limitado.
Só num processo de impressão mais recente conhecido por "reprotherm" usado por alguns fabricantes é que deu melhores resultados, com cores mais realistas e cuidado com o pormenor.
Latas de alumínio e de aço têm diferentes características:
Peso: as de alumínio são ligeiramente mais leves
Aparência (o aspecto da zona não pintada, a base): as de aço ou é neutro/cinza ou espelhado, enquanto as de alumínio um acabamento metálico claro.
Se tiver dúvidas para diferençar os materiais, pode testar com um ímã: as latas de aço agarram-se ao ímã (devido à liga com ferro) e as de alumínio não.
Ambas as latas de duas peças tornaram-se mais comuns durante a última metade da década de 70 nos EUA e no Japão, e mais tarde noutros países. Atualmente é o único tipo de lata usada (com exceção das latas de 1 litro e dos barris de 5 litros, ainda feitos com 3 partes).
1 2
Repare como o pescoço das mais antigas (figura 1) tem uma simples curvatura, em algumas latas e em outras (figura 2), 3 ou 4 ligeiras saliências (anéis).
Desde o final dos anos 80, a maioria das latas desenvolveu um pescoço por etapas, com um topo menor. Muitos outros países seguiram este design enquanto na América e no Japão o pescoço de ligeiras saliências (4 anéis) ainda é usado (apesar de menos popular).BARRIS (mini-Barris)
Também conhecidas por mini-barris, estas latas são feitas de aço, atualmente com a forma de barril: com ligeiras saliências redondas, na maioria decorados na zona central do corpo com duas ou quatro saliências. Estas latas existem em dois tamanhos com algumas diferenças.
Os mais conhecidos são os de 5 litros (figura 1), muito populares na Alemanha, Canadá e Estados Unidos e terem sido fabricados também em outros países (no Brasil foi fabricado pela Skol somente em 1990 (figura 2, barril com a bomba e bolsa térmica, Dado Bier e atualmente a Germania e maioria das microcervejarias os utilizam). Para retirar o líquido é necessário uma pequena bomba depois de retirada uma pequena tampa de plástico existente no topo. Alguns barris da Alemanha possuem um padrão de fundo de madeira com as saliências pintadas de preto onde o conjunto oferece uma visão quase realista de um verdadeiro barril de madeira.
O outro tipo é a versão de 1 litro, usado basicamente na França pela marca Kronenbourg (chegou a ser usado também pela marca francesa Obernai).
Um pequeno barril, muito peculiar, foi em tempos produzido pela marca americana Hamm's, com a capacidade de 12 fl.oz. (355 ml); um tipo similar foi produzido pela marca japonesa Suntory com a capacidade 300 ml (10.1 fl.oz.).
Entre as versões chamadas bizarras, existe uma versão recente produzida pela marca holandesa Heineken que tem a capacidade de 330 ml, é feita de alumínio (lata de duas peças) e não tem rebordos arredondados mas sim duas saliências que separam a etiqueta da marca do resto do corpo.
Um pequeno barril, muito peculiar, foi em tempos produzido pela marca americana Hamm's, com a capacidade de 12 fl.oz. (355 ml); um tipo similar foi produzido pela marca japonesa Suntory com a capacidade 300 ml (10.1 fl.oz.).
LATAS COPOS
Além das latas normais, o Japão é o único país que produz um tipo com uma forma muito peculiar (que por vezes é bastante colorido).
O mais conhecido tem o nome de lata copo.
Esta lata é ligeiramente afunilada e é produzida em vários tamanhos (473 ml, 500 ml, 650 ml).
No Brasil houve uma tentativa com a cerveja Brahma de 350ml que se retirava totalmente a tampa, mas a produção desse tipo foi descontinuada.
Outro tipo menos comum destas latas japonesas têm tamanho maiores (1 e 2 litros), tendo algumas vezes a forma de um pinguim, etc., mas muitas são feitas de plástico. Outro tipo, feito de alumínio, é a de 2 litros com um topo em cone.
No Brasil houve uma tentativa com a cerveja Brahma de 350ml que se retirava totalmente a tampa, mas a produção desse tipo foi descontinuada.
Outro tipo menos comum destas latas japonesas têm tamanho maiores (1 e 2 litros), tendo algumas vezes a forma de um pinguim, etc., mas muitas são feitas de plástico. Outro tipo, feito de alumínio, é a de 2 litros com um topo em cone.
TOPOS DE LATINHAS
As primeiras latas não tinham qualquer tipo de abertura e tinham de ser abertas com um abridor de latas.
Essas tampas sem abertura só se encontram nas latas de lado reto, com exceção de algumas velhas latas de alumínio.
Este sistema de abertura durou até aos anos 60 nos EUA e foi nesta época que começaram a aparecer na Europa. Os exemplares americanos mais antigos não tinham anel mas uma fina peça de metal para puxar conhecida por "Pull-Tab".
Pouco depois, surgiu na América do Norte um outro tipo de latas com uma nova abertura nunca usada na Europa (com a exceção de algumas latas britânicas e russas): a tampa com botão, que tinha dois botões para serem apertados (um para a saída do líquido e outro para o ar entrar).
Pull-Tabs foram as aberturas mais comuns e funcionaram bem. Em alguns países pensou-se que traziam alguns problemas ambientais devido ao fato de se atirar fora o anel em vez de o colocar no interior da lata depois da bebida desaparecer. Por isso, desde os anos 80, nos EUA, foi criado o mesmo tipo de abertura mas o anel não se separava da lata, o "Stay-Tab" Este é o tipo de tampa mais usado atualmente.
Ainda assim, existem algumas maneiras peculiares de aberturas ainda usadas atualmente:
As latas de topo em cone têm uma tampa (chapinha)
Em algumas latas japonesas o topo pode ser completamente removido para beber tal como um copo (ver latas-copo). Outro tipo de lata japonesa de tamanho grande (2 litros, etc.) tem um topo com rolha de rosca tal como algumas garrafas
Os barris têm uma pequena abertura em plástico que é removida para que possa ser colocada uma bomba para retirar o líquido
Essas tampas sem abertura só se encontram nas latas de lado reto, com exceção de algumas velhas latas de alumínio.
Ainda assim, existem algumas maneiras peculiares de aberturas ainda usadas atualmente:
As latas de topo em cone têm uma tampa (chapinha)
Em algumas latas japonesas o topo pode ser completamente removido para beber tal como um copo (ver latas-copo). Outro tipo de lata japonesa de tamanho grande (2 litros, etc.) tem um topo com rolha de rosca tal como algumas garrafas
Os barris têm uma pequena abertura em plástico que é removida para que possa ser colocada uma bomba para retirar o líquido
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