DE ONDE
VEM E QUEM PRODUZIU A LATA?
A maioria dos colecionadores classifica a sua coleção de latas pelo país, mas por vezes não é fácil de descobrir de onde vem um exemplar.
Deve-se considerar três pormenores importantes:
1 - O país onde o líquido foi produzido.
2 - O país onde a lata foi produzida.
3 - O país onde a lata foi originalmente vendida.
Quase todas as latas indicam claramente a cidade ou país onde o líquido foi produzido e em muitos casos também vem a indicação de um site.
Onde a lata foi vendida pode ser indicado pelo tamanho e tipo de lata (ver tamanhos de latas e tipos de lata): latas européias produzidas desde os anos 80 habitualmente trazem um código de barras chamado EAN onde os primeiros dois números indicam o país de origem (veja mais abaixo alguns desses códigos).
Felizmente, na maioria dos casos, as três operações relacionadas com uma lata (a produção do líquido, o enlatamento e a venda) são feitas no mesmo local/país e isto torna tudo mais fácil para se descobrir de onde vem a lata.
Porém, em alguns casos, os pontos 1 e 2 referem-se ao mesmo país enquanto que o ponto 3 é diferente: por exemplo, existem muitas marcas canadenses de cerveja que produzem exclusivamente para o mercado japonês.
Nestes casos a lata habitualmente vem indicada como pertencente ao país de origem, isto é, Canadá. Outros exemplos mais recentes são de algumas latas brasileiras de cerveja Skol que foram produzidas tanto no Brasil como nos EUA por diferentes produtoras: ambas as versões são iguais com exceção de que uma traz a indicação do Brasil e a outra traz indicação dos EUA.
Uma situação mais complicada é quando uma lata tem o líquido produzido num país e este é levado para outro país para ser embalado e vendido.
Alguns grandes supermercados usam este método. Em Portugal, este sistema é usado pelo Continente, Feira Nova, Jumbo, Modelo e Pingo Doce. No Brasil, alguns o fizeram ou ainda fazem, tais como: Carrefour, Makro.
Nestes casos, o colecionador é livre de escolher o país a qual pertence a lata.
Deve-se considerar três pormenores importantes:
1 - O país onde o líquido foi produzido.
2 - O país onde a lata foi produzida.
3 - O país onde a lata foi originalmente vendida.
Quase todas as latas indicam claramente a cidade ou país onde o líquido foi produzido e em muitos casos também vem a indicação de um site.
Onde a lata foi vendida pode ser indicado pelo tamanho e tipo de lata (ver tamanhos de latas e tipos de lata): latas européias produzidas desde os anos 80 habitualmente trazem um código de barras chamado EAN onde os primeiros dois números indicam o país de origem (veja mais abaixo alguns desses códigos).
Felizmente, na maioria dos casos, as três operações relacionadas com uma lata (a produção do líquido, o enlatamento e a venda) são feitas no mesmo local/país e isto torna tudo mais fácil para se descobrir de onde vem a lata.
Porém, em alguns casos, os pontos 1 e 2 referem-se ao mesmo país enquanto que o ponto 3 é diferente: por exemplo, existem muitas marcas canadenses de cerveja que produzem exclusivamente para o mercado japonês.
Nestes casos a lata habitualmente vem indicada como pertencente ao país de origem, isto é, Canadá. Outros exemplos mais recentes são de algumas latas brasileiras de cerveja Skol que foram produzidas tanto no Brasil como nos EUA por diferentes produtoras: ambas as versões são iguais com exceção de que uma traz a indicação do Brasil e a outra traz indicação dos EUA.
Uma situação mais complicada é quando uma lata tem o líquido produzido num país e este é levado para outro país para ser embalado e vendido.
Alguns grandes supermercados usam este método. Em Portugal, este sistema é usado pelo Continente, Feira Nova, Jumbo, Modelo e Pingo Doce. No Brasil, alguns o fizeram ou ainda fazem, tais como: Carrefour, Makro.
Nestes casos, o colecionador é livre de escolher o país a qual pertence a lata.
QUEM
PRODUZ AS LATAS?
Muitos dos novos colecionadores ficarão surpresos ao saber que as fábricas de cerveja não produzem as suas próprias latas.
Atualmente, existem muitas empresas especializadas na criação da embalagem em metal e pintura desta. Estas empresas possuem várias linhas de produção em diferentes locais e países.
Mais de uma fábrica de cerveja pode escolher a mesma empresa para fazer as suas latas: isto explica como, apesar de haver um número menor de empresas fabricantes de latas, o número de latas de bebidas é muito vasto.
Mas para as grandes marcas o oposto é também comum, isto é, ter uma mesma lata produzida por várias empresas.
Habitualmente as companhias "assinam" os seus produtos com um pequeno símbolo ou sua marca que pode ser encontrado de lado quase no final da lata. Alguns colecionadores têm em grande consideração esse símbolo pelo que colecionam a lata da mesma marca mas de símbolos diferentes.
Existem alguns casos em que estes símbolos oferecem uma boa informação sobre a lata. Dois exemplos:
A companhia francesa FerEmbal usa um símbolo nas velhas latas "steel" em conjunto com um número de série em que os dois primeiros dígitos correspondem ao ano de produção (isto é, FerEmbal 72 N 8568 significa que a lata foi feita em 1972), o que ajuda a datar estes exemplares com facilidade
Muitas marcas holandesas escolheram a empresa alemã Thomassen Dryver (originalmente belga) em que durante os anos 70 e 90 perto de 80% das latas holandesas tinham um tD como símbolo, comum ainda nos dias de hoje. O símbolo costuma ter uma letra e três números, progressivos, que são muitas vezes usados para identificar e classificar as várias alterações numa marca.
Estes são exemplos de alguns dos símbolos mais comuns dos diferentes países
Atualmente, existem muitas empresas especializadas na criação da embalagem em metal e pintura desta. Estas empresas possuem várias linhas de produção em diferentes locais e países.
Mais de uma fábrica de cerveja pode escolher a mesma empresa para fazer as suas latas: isto explica como, apesar de haver um número menor de empresas fabricantes de latas, o número de latas de bebidas é muito vasto.
Mas para as grandes marcas o oposto é também comum, isto é, ter uma mesma lata produzida por várias empresas.
Habitualmente as companhias "assinam" os seus produtos com um pequeno símbolo ou sua marca que pode ser encontrado de lado quase no final da lata. Alguns colecionadores têm em grande consideração esse símbolo pelo que colecionam a lata da mesma marca mas de símbolos diferentes.
Existem alguns casos em que estes símbolos oferecem uma boa informação sobre a lata. Dois exemplos:
A companhia francesa FerEmbal usa um símbolo nas velhas latas "steel" em conjunto com um número de série em que os dois primeiros dígitos correspondem ao ano de produção (isto é, FerEmbal 72 N 8568 significa que a lata foi feita em 1972), o que ajuda a datar estes exemplares com facilidade
Estes são exemplos de alguns dos símbolos mais comuns dos diferentes países
CÓDIGOS DE BARRAS (EAN)
Para quem coleciona latas de vários ou tenta colecionar de todos os países uma das grandes barreiras é descobrir de onde é a lata, qual país a produziu, pois as informações escritas nas latas são poucas por falta de espaço e a linguagem normalmente desconhecida.
Uma das saídas para o reconhecimento das latas posteriores a 1980 é o "Código de Barras". Códigos de barras possuem 13
ou 8 dígitos: os primeiros dois ou três indicam de onde a lata foi produzida (com algumas exceções) e poderão ser muito úteis para ajudar na identificação da origem de uma lata.
lata britânica lata italiana
O código padrão brasileiro para automação comercial é o EAN,pelo Decreto 90.595 de 29 de novembro de 1984 da Presidência da
República. Este foi regulamentado pela portaria do MIC, de 12 de novembro de 1984. Quem administra o código no Brasil é a ABAC (Associação Brasileira de Automação Comercial), que está filiada à EAN em Bruxelas. Dessa filiação surgiu o código de país 789, que corresponde ao Brasil, e é a primeira parte do código de todos os produtos fabricados no país.
A lei que criou o EAN no Brasil diz que o mesmo é obrigatório se uma empresa manda produtos a outros.
Este código só usa números, o tamanho do campo é fixo em 13 dígitos (ou 8 para pequenos produtos, tipo carteira de cigarro).
O formato do código é: 789FFFFPPPPPV onde: 789 = Brasil, FFFF = identificação do fabricante, PPPPP = produto e V = dígito verificador. Por exemplo: o código 7893333779810, significa: 789 = Brasil, 3333 = fabricante, 77981 = produto e 0 = DV.
A lei que criou o EAN no Brasil diz que o mesmo é obrigatório se uma empresa manda produtos a outros.
Este código só usa números, o tamanho do campo é fixo em 13 dígitos (ou 8 para pequenos produtos, tipo carteira de cigarro).
O formato do código é: 789FFFFPPPPPV onde: 789 = Brasil, FFFF = identificação do fabricante, PPPPP = produto e V = dígito verificador. Por exemplo: o código 7893333779810, significa: 789 = Brasil, 3333 = fabricante, 77981 = produto e 0 = DV.
INICIAIS DE CÓDIGOS DE BARRA (EAN)
Código | País ou utilização | Código | País ou utilização |
00 a 13 | Estados Unidos (USA) & Canadá | 20 a 29 | Uso interno em estabelecimentos comerciais |
30 a 37 | França | 380 | Bulgária |
383 | Eslovênia | 385 | Croácia |
387 | Bósnia | 400a440 | Alemanha |
45 | Japão | 46 | Federação Russa |
471 | Formosa (Taiwan) | 474 | Estônia |
475 | Letônia | 476 | Azerbaijão |
477 | Lituânia | 478 | Usbesquistão |
479 | Sri Lanka | 480 | Filipinas |
481 | Belarus | 482 | Ucrânia |
482 | Ucrânia | 485 | Armênia |
486 | Geórgia | 487 | Cazaquistão |
489 | Hong Kong | 49 | Japão |
50 | Reino Unido | 520 | Grécia |
528 | Líbano | 529 | Chipre |
531 | Macedônia | 535 | Malta |
539 | Irlanda | 54 | Bélgica e Luxemburgo |
545 | Luxemburgo | 550 | Portugal |
559 | Islândia | 560 | Portugal |
569 | Islândia | 57 | Dinamarca |
590 | Polônia | 594 | Romênia |
599 | Hungria | 600a601 | África do Sul e Mauritânia (Zimbabwe) |
609 | Maurícios | 611 | Marrocos |
613 | Argélia | 616 | Quênia | 619 | Tunísia | 621 | Síria |
622 | Egito | 625 | Jordânia |
626 | Irã | 64 | Finlândia |
690a692 | China Popular | 70 | Noruega |
724 | Índia | 729 | Israel |
73 | Suécia | 740 | Guatemala |
741 | El Salvador | 742 | Honduras |
743 | Nicarágua | 744 | Costa Rica |
745 | Panamá | 746 | República Dominicana |
750 | México | 759 | Venezuela |
76 | Suíça | 770 | Colômbia |
773 | Uruguai | 775 | Peru |
777 | Bolívia | 779 | Argentina |
780 | Chile | 784 | Paraguai |
785 | Peru | 786 | Equador |
789 | Brasil | 80 a 83 | Itália |
84 | Espanha | 850 | Cuba |
858 | Eslováquia | 859 | República Tcheca e antiga Tchecoslováquia |
860 | Iugoslávia | 869 | Turquia |
87 | Holanda | 872 | Burkina Faso |
880 | Coréia do Sul | 885 | Tailândia |
888 | Singapura | 890 | Índia |
893 | Vietnam | 899 | Indonésia |
90 a 91 | Áustria | 93 | Austrália |
94 | Nova Zelândia | 955 | Malásia |
958 | Macau | 967 | Bangladesh |
977 | International Standard Serial Number (ISSN) (para jornais, revistas) | 978 | International Standard Book Number (ISBN) (para livros) |
979 | International Standard Music Number (ISMN) (para músicas) | 980 | Recibos de reembolso |
99 | Cupons | * | * |
O GEPIR (Registro Global EAN de Informações de Empresas), através da integração dos cadastros de organizações membro da EAN, permite a realização de consultas a informações de empresas associadas a EAN em todo o mundo. Quem é o proprietário, ou representa a marca deste produto? Onde está localizada a empresa? Onde posso obter mais informações sobre a empresa que produz o produto com este código de barras? Clique aqui para consultar o GEPIR - BUSCA GLOBAL DE ASSOCIADOS EAN
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